terça-feira, 11 de julho de 2017

Refrigerador Frost free fazendo barulho

Recebo quase que diariamente esse questionamento. Geralmente são pessoas que nunca tiveram um refrigerador frost free, que possuiam um convencional e quiseram migrar para um refrigerador mais moderno.



Chegando em casa com seu novo eletrodoméstico, que não foi barato por sinal, a pessoa logo liga na tomada para ver seu funcionamento.

Um parenteses nesse ponto.

Quando você compra um novo eletrodoméstico nunca deixe de ler primeiro o manual de instruções. Especificamente no caso dos refrigeradores frost free ou não, lá vai estar escrito que a pessoa precisa posicionar seu aparelho no lugar desejado e esperar 1 hora com ele desligado, para depois ligar na tomada.

Porque isso?

Isso é porque durante o transporte o aparelho é sacudido, virado de lado, ou seja, muito movimentado, fazendo com que o gas refrigerante se espalhe de forma errada ou até mesmo criando uma pessão a mais pelo fato de ter sido chacoalhado.
Esperando essa 1hora com o refrigerador parado na posição final, o gás refrigerante irá descer para baixo pelo efeito da gravidade, ocasionando um bom funcionamento ao ser ligado pela promeira vez.
Feito esse comentário vamos ao assunto dos barulhos.
A pessoa recem ligou seu novo refrigerador frost free na tomada, depois de esperar 1 hora que não passava nunca, colocou todos os alimentos dentro dele e ficou admirando.
No meio da noite acorda com uns estouros estranhos vindo da cozinho, uns estalos bem alto por sinal e fica com medo. Nem dorme mais pensando que o refrigerador vai queimar ou explodir.
Tem gente que já desliga o aparelho na mesma hora e volta a dormir.
No dia seguinte, pega o manual de instruções para procurar como pedir a garantia e se esquece de le-lo completamente.

A explicação.

O refrigerador frost free funciona um pouco diferente do refrigerador convencional. Primeiro ele não cria gelo no compartimento dos alimentos. O gelo se cria em um compartimento separado onde contém um serpentina. Esse serpentina cria gelo e o ar frio é assoprado para dentro do compartimento dos alimentos. De tempo em tempo, o gelo se acumula nessa serpentina então o refrigerador aciona seu sistema de descongelamento de forma automática. Esse descongelamento não afeta os alimentos, é somente para descongelar a serpentina.
Acontece que ao descongelar ocorre dois problemas. O primeiro é que o gelo vai se despreendendo e caindo, fazendo um barulho de água ou alguma coisa caindo dentro do refrigerador.
Outro efeito acontece no plástico que compoe o aparelho. Com ele estava gelado e logo em seguida ele é esquentado para realizar o degelo da serpentina ele trabalha. Suas emendas acabam se contraindo e expandindo, por isso os estouros. É como se fosse um chalé em dias quentes ou muito frios.
Esse efeito dos esltalos diminui em refrigeradores frost free de inox, porque sua estrutura não é totalmente em plástico e possui quase toda ela em inox. O inox por ser um metal, não faz tanto barulho ao se contrair e dilatar.

Para mais informações acesse: http://osegredodosrefrigeradores.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário